INFORMÁTICA


Letra A

Add-on: Programa feito para adicionar recursos ou personalizar um software

ADSL: Asymmetric Digital Subscriber Line ou Linha Digital de Assinatura Assimétrica. Tecnologia que permite a transmissão de dados e de voz em alta velocidade, sem a interferência no funcionamento do serviço de voz (telefone) tradicional. É chamada de assimétrica porque os dados são transmitidos em velocidade diferentes na direção do usuário e da rede por um par de fios telefônicos comuns. A taxa máxima possível de ser atingida é de 8Mbps para dados recebidos da rede pelo usuário (downstream) e de 800kbps para dados transmitidos pelo usuário para a rede (upstream).

Adware: Programa malicioso que, assim como o spyware, é instalado e executado no computador durante a navegação à revelia do usuário. Em geral, os adwares exibem anúncios em janelas que se abrem sem aviso na tela e são acionados quando visitamos sites desconhecidos ou durante a instalação de programas de procedência suspeita.

Arcade: Máquina de jogos eletrônicos alimentados por moedas, como os fliperamas. Também é sinônimo de games antigos.

ASCII: American Standard Code for Information Interchange, ou Código-Padrão americano para Intercâmbio de Informações. Representa letras com números. É usado pelos PCs para transferir dados entre si.

Avatar: Personagem imaginário, criado pelo usuário de internet (à sua "imagem e semelhança") para circular em ambientes de realidade virtual

Letra B


Backup: Cópia de segurança de dados e programas, feita em diferentes mídias, como fita magnética, CD, Zip ou até disquete

Banker: Vírus de computador do tipo 'malware' que tem por objetivo roubar senhas e informações bancárias.

Banner: Elemento gráfico de destaque aplicado a uma página web para uso publicitário.

Beta: Versão ainda em teste de um software ou de um novo aplicativo. Em geral é testada pelos próprios usuários que costumam apontar defeitos e sugerir ajustes

Blog: Espécie de diário publicado na web. Pode ser criado por qualquer internauta interessado em se comunicar com pessoas que tenham os mesmos interesses e mesmo por jornalistas como página de notícias de um determinado segmento.
Bluetooth: Tecnologia baseada em ondas de rádio que permite a troca de dados entre aparelhos sem fio (como notebooks, celulares e PDAs) e terminais fixos (PCs desktop) ou hardwares em um raio de até 10 metros. Mais usado em celulares.

bps: Sigla para bits por segundo, é a velocidade nominal divulgada pela operadora de telefonia em conexões à internet em banda larga. É diferente de Bp/s (bytes por segundo), que são as taxas típicas de download e costuma ser 8 vezes menor que o primeiro (bps)
Browser: Nomenclatura em inglês para navegador, programa ou interface utilizada para visitar sites na internet.

Buffer: Memória temporária usada para armazenar dados durante a troca de arquivos entre dispositivos fixos ou móveis com diferentes taxas de transferência.

Bug: Nome que se dá aos erros de programação existentes num software, que impedem, prejudicam ou alteram seu funcionamento

Letra C

Cache: Pequena quantidade de memória utilizada para armazenar dados temporariamente, de forma a fornecê-los rapidamente quando solicitados pelo processador

Cavalo-de-Tróia (Trojan): Da expressão em inglês "Trojan horse", também chamado de Cavalo-de-Tróia. É um aplicativo ou programa desenvolvido por crackers - hackers mal intencionados especializados no roubo digital de dados - para entrar no computador de usuários conectados à internet e liberar uma "porta" para um invasor. Em geral se esconde sob a forma de um aplicativo útil ou inofensivo para o usuário. É inspirado na lenda do presente dado pelos gregos aos troianos, sob a forma de um sinal de paz mas que escondia em seu interior soldados gregos que invadiriam a cidade de Tróia.

Clock: Velocidade através da qual o microprocessador executa as instruções. Quanto mais rápido for o clock de uma CPU, mais instruções ela pode executar por segundo. A velocidade do clock é expressa em megahertz.

Cookie: Sempre que um internauta visita um endereço na internet, é emitido um arquivo que fica armazenado na memória do navegador web

Cooler: Pequeno ventilador que fica sobre o processador do computador para deixá-lo refrigerado a uma temperatura que não cause danos a seus circuitos

Creative Commons: Conceito criado por especialistas, como Lawrence Lessig, da Universidade de Stanford. Permite que autores liberem parcialmente direitos de suas obras para fins específicos.

Letra D



Letra E



Letra F



Letra G



Letra H

HD: Sigla para hard disk, do inglês disco rígido. Dispositivo de armazenamento de dados que emprega discos magnéticos rígidos

Hertz: Unidade de freqüência, medida em ciclos de segundo. Um ciclo por segundo equivale a 1Hz. Foi descoberta no século XIX pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz, morto em 1894.

Hi-tech: Terminologia em inglês usada para classificar algum objeto ou comportamento como "de alto nível tecnológico" ou "de última geração". Hi é o diminutivo de high (alto, elevado).

Hooligan: Aplicativo que é instalado no computador do usuário comum e que, seu o seu conhecimento, impede a instalação de programas concorrentes e/ou a desinstalação de um programa próprio. A divisão do Yahoo na China foi processada por fazer uso de aplicativos 'hooligan' para evitar a desistalação da barra de navegação do portal de buscas.

HSDPA: High-speed downlink packet accesss. Ao pé da letra pacote de acesso em alta velocidade para dowload. É uma das novas tecnologias utilizada na comunicação de celulares com internet. Mais conhecidas como 3G.

Letra I



Letra J


Java: Linguagem de programação orientada a objetos e muito comum na criação de pequenos aplicativos (ou applets) para a internet ainda em ambiente WWW. Desenvolvida pela Sun Microsystems, é uma linguagem que permite criar conteúdo voltado para a portabilidade e que costuma ser classificada como mais ""leve"" que o C++.

Jpeg (.jpg): Formato utilizado para a compressão de imagens, criado pelo Joint Photographic Experts Group. Também é utilizado para comprimir imagens animadas - quando ganha a terminação Motion JPEG (MPEG).

Letra K


KBPS: Kilobits per second (kilobits por segundo). Unidade de velocidade de transmissão de dados.

Keylogger: Programa de computador malicioso que coleta o que é digitado no teclado pelo usuário e o envia ao cracker - hacker do mal especializado no roubo eletrônico de dados

Letra L


LAN: Sigla para Local Area Network ou rede de acesso local. Sistema de comunicações em que vários equipamentos estão interconectados - via cabo ou redes sem fio - em uma área de cobertura reduzida. É por intermédio de uma LAN que, em geral, computadores de um mesmo ambiente de trabalho compartilham dados, acesso à internet e equipamentos periféricos, como impressoras.

LCD: Sigla para Liquid Crystal Display ou tela de cristal líquido. A tecnologia promete menor emissão de raios e menos riscos aos usuários. Consome menos energia e ocupa menos espaço.

Link: 1) Conexão estabelecida entre dois pontos de uma rede de comunicação;
2) Em radiotransmissão, é o termo usado para representar a transmissão entre unidades móveis e a sede da emissora, ou entre a conexão estabelecida com satélites e estações terrestres para geração, por exemplo, de eventos ao vivo;
3) Numa página na web, link é uma área sensível que, quando clicada, remete o usuário para uma outra página ou outro local na mesma página

Login: Identificação do usuário, em geral em acesso a uma rede ou a um ambiente web

Letra M



Letra N



Letra O



Letra P



Letra Q



Letra R



Letra S


Scanner: Dispositivo usado para digitalizar imagens.

Script: Na programação de computador , o script consiste em um conjunto de instruções para um programa de aplicativo ou de ferramenta. Um script geralmente expressa instruções utilizando as regras e a sintaxe da ferramenta ou do aplicativo, combinadas com estruturas de controle simples, como loops e expressões if/then.

SCSI: Small Computer Systems Interface- Interface paralela padronizada de alta velocidade. È usada para conectar microcomputadores a dispositivos periféricos SCSI, como alguns discos rígidos e impressoras, e a outros computadores e redes locais.

 Seção: Parte do Registro que aparece como arquivo no disco rígido. A subárvore do Registro é dividida em seções. Uma seção é um corpo distinto de chaves, subchaves e valores que tem como raiz o topo da hierarquia do Registro. Uma seção tem como reserva um único arquivo e um arquivo .log que estão nas pastas raiz_do_sistema\System32\Config ou raiz_do_sistema\Profiles\nome_do_usuário.

Segurança: Em uma rede, é a proteção de um sistema de computador e seus dados contra perda ou danos, implementada especialmente para que só usuários autorizados possam obter acesso a arquivos compartilhados.

Selecionar: Especificar um bloco de dados ou texto na tela realçando-o ou marcando-o de alguma forma, com a finalidade de realizar alguma operação nele.

 Senha: Medida de segurança utilizada para restringir os nomes de logon em contas de usuários e o acesso aos sistemas e recursos do computador. Uma senha é uma seqüência de caracteres que deve ser fornecida antes de um nome de logon ou um acesso ser autorizado. Pode ser constituída de letras, números e símbolos, e diferencia maiúsculas de minúsculas.

Senha criptografada: Senha que está embaralhada.

Serviço DDE de rede: Serviço que fornece transporte e segurança de rede para conversações do DDE.

Serviço de fax: Serviço de sistema que oferece serviços de fax para clientes locais e de rede remota. Os serviços de fax incluem o recebimento e o envio de documentos, mensagens do assistente de fax e emails.

Serviço de no-break : Serviço que gerencia um sistema de alimentação ininterrupta (no-break) conectado a um computador.

Servidor: Em geral, computador que fornece recursos compartilhados para usuários de rede.

Servidor de acesso remoto: Computador baseado em Windows que executa o serviço de Roteamento e acesso remoto e está configurado para oferecer acesso remoto.

Servidor de impressão: Computador dedicado ao gerenciamento de impressoras em uma rede. O servidor de impressão pode ser qualquer computador na rede.

Servidor DHCP: Computador executando o serviço DHCP da Microsoft que oferece configuração dinâmica de endereços IP e informações relacionadas aos clientes com DHCP ativado.

Servidor DNS: Serviço que mantém informações sobre uma parte do banco de dados do sistema de nomes de domínios (DNS) e responde e resolve consultas DNS. Um computador que execute esse serviço também é conhecido como servidor DNS.

Sessão: Conexão lógica criada entre dois hosts para troca de dados. Normalmente, as sessões usam seqüenciamento e confirmações para enviar dados com confiança.

Setup: Programa que configura o sistema. Quando o computador é ligado ou resetado, o BIOS verifica no setup qual a composição do computador.

 SGBD: Sistema de gerenciamento de Banco de Dados-È um recurso para a manipulação eficiente de um grande conjunto de informações, estruturadas e armazenadas de forma organizada e integrada.

Share: Dividir, compartilhar. Torna arquivos, diretórios ou pastas acessíveis a outros usuários, através de um rede.

Shareware: Programa que tem todas as funções da versão completa, mas funciona por um certo tempo.

Simbiose: Relação estabelecida na integração entre dois elementos para beneficio de ambos.

Símbolo: Qualquer elemento textual não redutível em dados que esteja sendo analisado. Por exemplo, o uso, em um programa, de um nome de variável, uma palavra reservada ou um operador. O armazenamento de símbolos como códigos breves diminui os arquivos de programas e acelera a execução.

Sincronizar: Reconciliar as diferenças entre os arquivos armazenados em um computador e as versões dos mesmos arquivos em outro computador. Depois de determinadas as diferenças, ambos os conjuntos de arquivos são atualizados.

Sistema Operacional: Programa normalmente fornecido pelo fabricante para o controle e coordenação de todas as operações de um computador.

Sistema de arquivos: Em um sistema operacional, a estrutura geral na qual os arquivos são nomeados, armazenados e organizados. NTFS, FAT e FAT32 são tipos de sistemas de arquivos.



Sistema de entrada e saída básico (BIOS): Em computadores compatíveis com x86, o conjunto de rotinas essenciais que testa o hardware na inicialização, inicia o sistema operacional e dá suporte à transferência de dados entre dispositivos de hardware. O BIOS é armazenado em memória somente leitura (ROM) para que seja executado quando o computador for ligado. Apesar de ser vital para o desempenho do computador, o BIOS normalmente fica invisível para os usuários.

Sistema de gerenciamento: Host ativado pela rede que executa o software de protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP). Este software solicita informações de agentes SNMP. O sistema de gerenciamento também é chamado de console de gerenciamento.

Sistema de nomes de domínios (DNS): Banco de dados distribuído de modo hierárquico que contém mapeamentos de nomes de domínios DNS para vários tipos de dados, como, por exemplo, endereços IP. O DNS permite a localização de computadores e serviços por nomes amigáveis, além de possibilitar a descoberta de outras informações armazenadas no banco de dados.

Site: Uma ou mais sub-redes TCP/IP bem conectadas (altamente confiáveis e rápidas). Permite que os administradores configurem o acesso ao Active Directory e a topologia de replicação com rapidez e facilidade para tirar proveito da rede física. Quando os usuários fazem logon, os clientes Active Directory localizam servidores Active Directory no mesmo site do usuário.

Slave: Escravo. Sempre que conectamos dois HDs na mesma porta IDE, um deverá ser configurado como máster (mestre) e outro como slave.

SMTP: Simple Mail Transfer Protocol- É um protocolo usado para enviar e-mails. Os dados vão da sua máquina para o servidor SMTP do provedor e, em seguida para o destinatário.

Spam: No geral, refere-se a emails enviados indevidamente para a caixa postal do usuário, resultando em desperdício de espaço no disco e largura de banda nos meios de transmissão.

Slot de expansão: Um soquete em um computador, designado para armazenar placas de expansão e conectá-las ao barramento do sistema.

Soquete: Identificador de determinado serviço em um nó específico de uma rede. O soquete consiste em um endereço de nó e um número de porta que identifica o serviço. Por exemplo, a porta 80 em um nó da Internet indica um servidor Web. Existem dois tipos de soquetes: fluxos (bidirecionais) e datagramas.

Sub-rede: Subdivisão de uma rede IP. Cada sub-rede tem seu próprio identificador de rede em sub-rede exclusivo.

DNS: é uma sequência de caracteres que representa um nome de domínio. O sufixo DNS mostra onde um host está localizado em relação à raiz DNS, especificando a localização de um host na hierarquia DNS. Normalmente, o sufixo DNS descreve a última parte de um nome DNS, após um ou mais dos primeiros rótulos de um nome DNS.


Letra T



Letra W


Letra U


Letra V

latim vírus, que significa veneno

Letra X


Letra Y


Letra Z